02 Jan 2007

Enforcamento de Saddam: uma opinião

Arquivado em: Diversos

Compare Preços no JáCotei:

Maleta p/ Notebook 17" Targus CityGear TCG...
Maleta p/ Notebook 17" Targus CityGear TCG...



Forno de Microondas Consul Facilite Master...
Forno de Microondas Consul Facilite Master...




Confira ofertas de: Televisores, Filmadoras, Celulares, Câmeras, TV por Assinatura, Forca, Cadafalso, Patíbulo, Prostíbulo, Escada em falso, Big Brother

No artigo que fiz por SEO descarado, sobre o enforcamento de Saddam Hussein limitei-me a pôr um vídeo engraçadinho e outro que realmente era uma filmagem do fato, feita com uma câmera de telefone celular (bendita seja a popularização da tecnologia). Alguns de meus leitores habituais reclamaram, embora só o Caparica o tenha feito por aqui, mas o fato é que eu não tinha, até então, uma opinião formada.

Em minha humilde opinião, o enforcamento foi injusto (no final do artigo segue outro vídeo do enforcamento de Saddam Hussein), e vou tentar listar alguns pontos que me fazem pensar assim.

  • É sabido que Satã Hussein ocasionou a morte de quase um milhão de pessoas. Mas, pergunto, e Bush, e os outros presidentes americanos, que interferem na soberania dos países como se coisa sua fossem? Quantas mães choram seus filhos, quantas viúvas, lutam para educar sozinhas os filhos que ficaram órfãos, quantas noivas esperando pelo noivo que não vai voltar? Pior ainda: quantas escolas bombardeadas, ocasionando a morte de crianças inocentes? A culpa é só do Saddam?
  • O conflito entre xiitas e sunitas diz respeito a quem, no fim das contas? São estes melhores que aqueles? As intenções de uns são menos nobres que a de outros? É uma fé melhor ou pior que a outra? Em outras palavras, se não fosse o Saddam, seria o cara do outro lado, e isso não tornaria um enforcamento menos injusto.
  • Quem esses imbecis arrogantes prepotentes pensam que são para decidir o que fazer com uma vida humana? Será quem ordenou o enforcamento de um homem (o próprio “Sadã Russen”) é menos criminoso, menos vil do que o próprio réu?
  • Finalmente, a pergunta que parece a mais óbvia: matar o Saddam por acaso trouxe de volta uma única das vidas que ele ocasionou que se acabassem? Alguma das crianças que ficaram aleijadas nos ataques da guerrinha do Bush terão milagrosamente seus braços, mãos, rostos devolvidos? Seus pais voltarão a viver? A não ser pela sede de vingança de uma meia-dúzia, a morte do ex-ditador iraquiano vai trazer algum alento a quem quer que seja?

O que os imbecis não previam, mas estava mais na cara que o nariz, é que ao remover o assoalho do cadafalso estavam sentenciando a criação de um mito, um novo mártir. Quem viver verá.

Adblock

Televisores, Filmadoras, Celulares, Câmeras, TV por Assinatura





17 Respostas para “Enforcamento de Saddam: uma opinião”

  1. Fábio Caparica de Luna on 03 Jan 2007 at 12:21 am

    Pena de Vida…
    http://pedro-luis-e-a-parede-musicas.letras.terra.com.br/letras/355071/

    Filosófica questão:
    Quem mata um assassino, não é assassino também?

    Anyway…
    Nada disso tem a ver com justiça. Tem apenas PetroDollares por trás de tudo isto.

    [Reply]

  2. Janio Sarmento on 03 Jan 2007 at 12:31 am

    Era a isso que eu me referia, Fábio: quem matou o assassino é tão criminoso quanto ele, não importa quem matou mais gente, o crime é igual.

    [Reply]

  3. Rafael Oliveira on 03 Jan 2007 at 1:55 am

    O que os imbecis não previam, mas estava mais na cara que o nariz, é que ao remover o assoalho do cadafalso estavam sentenciando a criação de um mito, um novo mártir. Quem viver verá.

    Era justamente o que eu estava comentando com um amigo. Os que acompanhavam e cooperavam com Saddam certamente o irão ver como um Mártir.

    Também concordo com os 4 pontos que você citou. A morte dele serviu mais como um “exemplo” de poder para o Bush, na minha opnião. Executá-lo não beneficiou a ninguém, nem mesmo indiretamente, pra alguns pode até passar um sentimento, falso, de justiça, mas não vejo nenhum benefício.

    Deveriam é tê-lo trancado, forçado a ver seu império cair completamente, forçado a trabalhar, como escravo mesmo, para poder viver.

    Abraços. =)
    Té!

    [Reply]

  4. Antonio on 03 Jan 2007 at 4:20 am

    A questão da pena de morte é tão polêmica quanto a do aborto. Grande parte da imprensa classificou aquelas imagens como “medievais”. De longe, a compaixão pelas vítimas dos ataques do crime organizado, somada a ineficiência e morosidade da justição, fazem-me desejar a execução sumária dos bandidos por grupo de extermínio. Mas, confesso que fiquei horrorizado com a imagem da morte do ditador. Se mesmo no país dele há grande divisão entre os que choram e os que aplaudem, não sinto-me autorizado a emitir opinião sobre o tema. Para mim é uma questão em aberto. Pena de morte é um ato bárbaro justificavem em situações extremas, como estado de sítio, lei marcial, invasão alienígena, etc. Parece ser ineficiente e usada para fins políticos, como acreditam os contrários a execução.

    [Reply]

  5. van Lord on 03 Jan 2007 at 9:14 am

    Uma questão fascinante, já que o monstro foi alimentado durante longos anos pelo governo americano.
    Nos anos 80 com Reagan, na guerra com o Irã de Khomeini, recebeu o pacote completo, por assim dizer.
    Armas, treinamento, dinheiro e todo tipo de apoio necessário para aniquilar os xiitas, coisa que nunca
    conseguiram durante quase uma década de batalhas na fronteira. Se tivesse que decidir a morte do
    Saddam gostaria de algo mais elaborado do que um simples enforcamento. Iniciar cortando a língua (como ele costumava fazer com inimigos), depois quem sabe, tirar alguns dedos da mão com um golpe de cimitarra e quebrando alguns ossos do corpo com algumas pancadas de pé-de-cabra. Para finalizar, a mais nobre execução possível; decapitação. Um estilo bem árabe, o qual, tenho certeza, Saddam
    aceitaria naturalmente. Se alguém se der o trabalho de buscar alguma informação sobre a vida de
    Saddam Hussein, descobrirá um enredo maravilhoso, cheio de momentos de tristeza, ódio, violência.
    Ação e aventura, atentados e fugas espetaculares. O cara teve uma vida realmente incrível. E uma
    coisa pode-se dizer dele com certeza, era macho pra caralho. Quantos chefes de estado teriam a
    postura elegante e digna durante a própria execução ? Agora, a morte dele faz justiça e resolve alguma coisa ? Claro que não.

    [Reply]

  6. André Traichel on 03 Jan 2007 at 9:34 am

    Pois é Jánio, concordo com todos os teus pontos. Acho até que poderia enforcar o Saddam, mas tem que ter isonomia de tratamento: enforquem o Bush também! Exatamente pelos pontos que colocaste, pois ele faz tanta sujeira quanto o Saddam fazia.

    [Reply]

  7. Ricardinho on 03 Jan 2007 at 10:58 pm

    Juanito, salame & leite!
    Brô, na boa, não sei até agora quem queria aquele diabo a sete palmos do chão. Veja bem, se os americanos o enforcassem, seria uma “guerra santa” por parte dos sunitas e os xiítas também torceriam o nariz, pois segundo eles, seria obra de um “cruzado”. Manter-lo vivo, numa prisão, fora do Iraque, tipo Guantanamo (Guantanamera…) seria foda, pois seria passar por cima da “soberania e capacidade” capacidade do judiciário iraquiano. Entregar-lo aos xiítas - no Iraque, meio que aliados dos americanos -, seria carnificina: matariam o cara e espalhariam partes do corpo pelos sete cantos do país e, finalmente, fazer-lo ficar preso lá, no Iraque, sob a guarda dos nativos, até a morte, como os Aliados fizeram com Rudolf Hess, mantendo-o em Spandau até sua morte, seria perigoso, pois ele poderia ser resgatado ou haveriam tentativas, creio (mesmo que fosse em alguma prisão americana por lá mesmo pois os caras não vão ficar tanto tempo assim: a opinião tá dando sinais sólidos de contrariedade). Enfim, acho que esta foi a solução mais simplória ao caso. E que ele encontre 70 véias destentadas e rios igual ao dos Sinos, ao invés de virgens e leitos de mel, como diz o seu livro sagrado, Al Kooran.

    [Reply]

  8. Coyote on 04 Jan 2007 at 4:28 pm

    Ainda acho que o desgraçado teve sorte, e morreu logo enforcado.

    Só assim ele não comete mais besteiras, e não piora o carma q irá carregar em próximos tempos…

    [Reply]

  9. [...] Local da Execução de Saddam 0 Comments Essa Internet é mesmo uma coisa fora do comum. Primeiro, o vídeo do enforcamento de Saddam Hussein que chegou ao conhecimento do mundo devido à pequena lente de um telefone celular. Ou será que alguém realmente pensa que a mídia tradicional faria a transmissão de uma imagem dessas não fosse a Internet? Não importa o quão “macabro” possa ser o interessa das pessoas nesse tipo de informação, ou o valor que possa ter o julgamento delas acerca dos fatos. O que importa é que uma demanda gigantesca por informação não teria sido atendida não fosse um simples telefone celular. [...]

  10. ricardo on 15 Jan 2007 at 11:08 pm

    ele mereceu pelas mortes que ele causou

    [Reply]

  11. [...] o prazer sem idade Filed under: Cultura Opiniãoadd to del.icio.us reddit_url = ‘http://sarmento.org/janio/gerontofilia-o-prazer-sem-idade/’;Depois da execuçãode Saddam Hussein e das trapalhadas da Daniela Ciccareli querendo fechar o YouTube, eis que o novo hype que movimenta a Internet é o novo filme pornô estrelado por Regininha Poltergeist, a Louraça Belzebu responsável pela alta incidência de palmas da mão cabeludas em adolescentes e marmanjos da década de 90. [...]

  12. ANTONIO CATATAO on 02 Jul 2007 at 6:46 pm

    Caros amigos se quiserem ver o video do enforcamento de Saddam pois vao ao GOOGLE e escrevam : Video do enforcamento de Saddam. Ao abrirem a pagina cliquem na 4ª de uma vez aberta esperem alguns segundos ate aparecer o video.Podem igualmente verem os comentarios e escreverem sobre o tema.

    [Reply]

  13. ANTONIO CATATAO on 02 Jul 2007 at 7:53 pm

    A paz e a democracia se constroi com o dialgo e deplomacia e Jamais pela violencia.Como foi o caso da guerra de agressao do Irak que nao teve mandato segundo as leis internacionais.Foi feita com falsos protestos que o Irake pessuia armas de destruicao maciva como nao colou depois ja era para tirar do poder o ditador mas como o paradeiro deste era inserto entao arranjaram outro protesto que era contra o terrorismo.Pois foi os agressores e os seus aliados que semiaram a cemente.E agora teiem o fruto amargo ate a derrota. O povo Iraquiano lutam e dao a sua propria vida pela sua Patria e de louvar como conseguem fazer frente lutar e fazerem bastantes baixas que ja morreram 3.582 militares Amaricanos desde a ocupacao e 346 tanques de guerra destruidos e 827 viaturas ligeiras blindadas e 94 helicopteros destruidos.e 6 avioes de guerra.Fora as baixas Britanicas e de outros aliados que no total anda perto dos 6.000.Pois os Amaricanos tambem teiem utelisado armas nocleares quimicas e biologicas que ja mataram mais de 7.000pessoas homens mulheres e criencas e animais.

    [Reply]

  14. ANTNIO CATATAO on 24 Nov 2007 at 9:38 pm

    A convencao de Genebra de 1949 e bem clara que “Soldados” prisioneiros de Guerra nao podem sair do seu respectivo pais onde sao prisioneiros.Mas os Estados Unidos e varios paises violaram a convencao de Genebra e cometeram crimes contra a humanidade com prisoes secretas com prisioneiros de guerra na “Romenia” e “Polonia”e “Bulgaria”e “Ucrania”e “Kosovo”e na “Macedonia”e 825 prisioneiros do Irak em voos aerios pela “Cia Amaricana”com escala em bases aerias “Portuguesas e nos “Acores para prisoes “Amaricanas” de “GUANTANAMO” em Cuba. A sorte destes pobres militares Iraquianos prisioneiros de guerra estao a ser tutorados ate a morte e metidos em sacos de plasticos e lancados ao “MAR” com um bloco de cimento Ha provas destes crimes que ate ja sairam a publico.Mas as “Nacoes Unidas” sabendo destes crimes nada teiem feito.Nem os respectivos tribunais dos paises onde cometeram crimes contra a humanidade nem o tribunal “Europeu” condenam estes criminosos que continuam gosando das mais amplas liberdades.E assim que se pertende construir uma “Uniao Europeia” plena de injusticas e de “Criminosos em liberdade.Que sao responsaveis dos crimes que os “Estados Unidos”estao a cometer. Espero que o tribunal internacional ao menos que faca a justica para que todos estes tiranos nao fiquem inpunes.Que as liberdades e a democracia e os “Direitos Humanos” sejam respeitados.

    [Reply]

  15. ANTNIO CATATAO on 24 Nov 2007 at 9:42 pm

    E bom que o mundo saiba das verdades que os militares prisioneiros de guerra do “Irak” raptdos pela “Cia Amaricana” e levados para prisoes secretas para os paises acima mencionados e em “Voos Aerios” com escala em “Portugal que nao sao de terroristas como os classifica os “Amaricanos mas sim de soldados Iraquianos que lutavam contra os Amaricanos e os seus aliados.Que foram os invasores e agresores e estes que lutavam para defenderem a sua “Patria.O numero de militares raptados pela “Cia Amaricana” para prisoes de Guantanamo em Cuba ou seja a prisao da “MORTE” e superior a ( 4.000)-quatro mil. Que teiem vindo a ser executados dia apos dia e lancados ao “MAR”. Isto e real sao factos e Todas estas provas ja sairam a publico.Sao massacres e crimes ja mais vistos no seculo xx1 pelos Amaricanos. E esta a democracia dos Amaricanos.

    [Reply]

  16. ANTNIO CATATAO on 22 Dec 2007 at 4:44 pm

    Ainda sobre a Convencao de Genebra de1949 e ja reteficada que proibe a retirada de prisioneiros de guerra do pais onde sao prisioneiros como igualmente mesmo que sejam de rebeldes ou seja de (Terroristas) nao podem ser retirados do pais onde sao presioneiros.Teriam que ser julgados no seu proprio pais e so poderiam ser condenados a morte mediante acordo dos paises vezinhos e das Nacoes Unidas. Portanto e bom que o mundo saiba dos crimes que os Amaricanos estao a cometer.Para os Amaricanos nao a “Leis” e a forca das armas que falam nao respeitamos direitos humanos nem as “Leis internacionais”.E o puro “Terrorismo” que e praticado pelos Amaricanos e os seus cumplices. E nem as Nacoes Unidas fazem nada nem os respectivos tribunais dos paises que cometeram crimes contra a humanidade nem o tribunal Europeu condena estes criminosos.Agora so a uma esperanca que o Tribunal Internacional se ira aceitar os relatorios da Liga Internacional dos Direitos Humanos.Para que todos estes criminosos e tiranos sejam punidos pelos crimes que cometeram

    [Reply]

  17. ANTONIO CATATAU on 01 Feb 2008 at 6:22 pm

    O relatorio Britanico nao Governamental da ( ONG ) Nao esta completo porque nao foram 728 presioneiros Irakianos raptados pela “CIA” Amaricana mas sim 825. E nao 94 “VOOS AERIOS” Mas sim 103 “VOOS AERIOS” E nao so foi utelizada a Base Aeria das Lages nos Acores como igualmente foi utelisada a Base Aeria de ” BEJA” Com presioneiros de Guerra para a prisao da “MORTE” de GUANTANAMO em Cuba. Todos estes factos foram filmados por vidio amador que podem provar todos estes crimes cometidos em Portugal. Agora so nao basta a justica Portuguesa investigar mas deve de levar ao banco dos reus os responssaveis destes crimes e os punir severamente!-Porque desrespeitaram as Liberdades e a Democracia e o juramento quando tomaram posse e cometeram crimes contra a ” HUMANIDADE “.Agora o povo Portugues e que ira ver a justica que a em Portugal.Eu pessoalmente nao acredito que estes creminosos venham a ser punidos . Porque a justica e para os pobres e para quem diz as verdades.E proteje sempre os “CAPITALISTAS

    [Reply]

Trackback URI | Comments RSS

Deixe uma resposta