#365Posts – Como acessar um site cujo domínio expirou

Há uns dois mil anos atrás conheci um cara que, em pleno século XXI, viria a ser viciado (tanto quanto eu) em criar sites “para ver o que vira”. Gente como a gente não raro acaba deixando pra lá muitos dos empreendimentos que não deram certo: os domínios expiram, as contas são apagadas do servidor de hospedagem e a vida segue.

Entretanto, há casos em que — não importam os motivos — deixamos expirar um domínio e mais tarde notamos que ainda queremos algum conteúdo que estava naquele site. Para um rato de Internet feito eu é fácil de resolver o problema, mas para quem tem um perfil um pouco menos técnico pode ser fácil de obter um backup da conta, mas o que fazer com aqueles arquivos e scripts, quando o que se deseja é ter acesso ao conteúdo (posts de um blog, por exemplo)?

Contanto que a conta não tenha sido excluída do servidor, é possível acessar o domínio novamente, como se ele ainda estivesse ativo, a fim de resgatar qualquer conteúdo que esteja lá.

Para começar, certifique-se das seguintes condições:

  1. Você tem que ter acesso de administrador ao seu computador, pois será necessário alterar um arquivo de sistema.
  2. Você tem que saber alterar arquivos de sistema no seu computador, usando credenciais de administrador.
  3. A conta do site não pode ter sido apagada do servidor de hospedagem.
  4. Você precisa saber o IP do servidor do site (o que pode ser facilmente obtido junto à sua empresa de hospedagem).
  5. E, claro, você tem que saber o nome do domínio que deseja voltar a acessar.

O coração da mágica é que todos os sistemas operacionais têm um arquivo chamado hosts em que podemos inserir IPs e os nomes de host pelos quais este IP deve responder. Ao acessar (de qualquer forma) um destes nomes, em vez de pesquisar no DNS o sistema vai direcionar a requisição para o IP especificado no arquivo de hosts.

De acordo com o sistema operacional a localização do arquivo [code]hosts[/code] muda:

  • Windows: [code]c:\windows\system32\drivers\etc\hosts[/code]
  • Linux: [code]/etc/hosts[/code]
  • Mac OS: [code]/private/etc/hosts[/code]

Observe que este arquivo não tem extensão alguma, seu nome é apenas [code]hosts[/code] mesmo.

Suponhamos que queiramos voltar a acessar um domínio chamado [code]expirado.com[/code], que esteve (na verdade ainda está, embora inacessível) configurado no IP [code]1.2.3.4[/code]. O que devemos fazer é alterar o arquivo de hosts e incluir uma linha como a abaixo:

1.2.3.4 expirado.com www.expirado.com

Uma vez salvo este arquivo, é só acessar o domínio novamente pelo navegador, e ele estará funcionando normalmente, como se não tivesse expirado ainda.

Claro que esta fórmula também pode ser usada para acessar domínios que ainda não tenham sido registrados. Porém, assim que o DNS esteja ativo para um novo domínio, recomendo remover as entradas correspondentes do arquivo [code]hosts[/code], de modo a evitar erros que, no futuro, podem parecer inexplicáveis.

Newsletter

Gostou deste conteúdo? Informe seu email e receba gratuitamente todos os novos posts na sua caixa de entrada (será necessário confirmar a inscrição em seguida, verifique sua caixa postal).

1 comentário
Deixe seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.