#365Posts – “Espaço de tempo” de ** é você sabe o quê
Algumas coisas me deixam muito “bolado”, mas poucas se comparam ao nojinho que sinto quando vejo algum pretenso intelectual usando a expressão “espaço de tempo”.
Gente, anotem para nunca mais esquecer: espaço é uma dimensão, tempo é outra. Não existe na Língua Portuguesa a expressão espaço de tempo!
Agora mesmo li um post de uma dessas mulas dizendo que “no espaço de tempo de três dias” alguma coisa aconteceu. Nem sei mais sobre o que é o post, só sei que “espaço de tempo”, usado por alguém que se considera da nata da massa intelectualoide, que se acha o gás da última coca-cola do deserto, foi medonho demais para que eu conseguisse lembrar de qualquer outra coisa do texto.
Quando quiser falar em uma diferença temporal entre dois efemérides, caro intelectual meia boca, lembre que o termo correto é intervalo. Se não quiser usar sempre a mesma palavra, o que é louvável, use algum dos seus sinônimos:
- período
- interstício
- ínterim
- intervalo
A verdade por detrás dos fatos
A verdade, meu caro leitor, e não quero com isso que ninguém se sinta ofendido ou enganado, é que tudo o que eu escrevi acima é verdade, exceto a partezinha que diz que é errado usar a horrorosa expressão “espaço de tempo”.
Apesar do meu desejo de que vigorasse uma lei proibindo o uso desta expressão, ela é gramaticalmente correta. Ou tornou-se, devido ao seu repetido e extenuante emprego — inadequado, saliento.
Pode ser correto, mas que é feio é.