#365Posts – Flashmob “Som Sabadell”

O Facebook é uma ótima plataforma para compartilhamento de informação, mas sofre de um problema crônico inerente ao empoderamento das massas como geradoras de conteúdo ou vetores de divulgação: o ruído. Todo mundo deseja “deixar sua marca” naquilo que compartilha, e o Facebook, ao dar ênfase aos comentários dos usuários, acaba facultando que informação realmente relevante se perca para que comentários ignotos grassem livres.

Antes de tudo o vídeo.

Duvido que meu leitor habitual desconheça a informação, mas o que os músicos executaram foi a “Ode à Alegria”. O poema foi composto em (pausa para consultar o Google) 1785 pelo poeta, dramaturgo e historiador alemão Friedrich Schiller. São versos entusiasmados que celebram a fraternidade e a união de toda a humanidade. A música que complementa o poema foi composta por Ludwig van Beethoven, para ser o movimento final da sua Nona Sinfonia, finalizada em 1824.

Embora seja uma obra imortal, Schiller a considerou um fracasso, tanto para si quanto para o mundo das artes e da poesia. Coitado.

O flashmob documentado no vídeo é uma homenagem que a orquestra do Banco Sabadell quis prestar aos 130 anos de fundação da instituição, em 2012, por meio da campanha “Som Sabadell” (Nós Somos Sabadell). Participaram também 100 pessoas dos corais da Vallès Symphony Orchestra, da Lieder, Amics de l’Òpera, e do Coral Belles Arts.

Que informação destas estava disponível no Facebook? Quando o vídeo chegou a mim, nenhuma. A fim de sanar minha curiosidade fui para o YouTube, porque no Facebook era uma enxurrada de comentários absurdamente redigidos, do tipo “poderiam utiizar isso para concertar o mundo” (sic). A não ser que a pessoa tenha querido fazer um trocadilho com concerto e consertar, aí ela foi genial — mas eu duvido. A maioria dos milhares de comentários era só baboseira do tipo “caraca”, “pow manow”. Tudo bem que a arte tem como uma das funções emocionar, mas se é pra fazer um comentário que não agrega nada de valor, pra que fazer?

Newsletter

Gostou deste conteúdo? Informe seu email e receba gratuitamente todos os novos posts na sua caixa de entrada (será necessário confirmar a inscrição em seguida, verifique sua caixa postal).

Deixe seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.