#365Posts — Por que não aceito nenhum pastor como homem de Deus

A maior causa de conflito entre os crentes e mim advém do fato de eu não aceitar os líderes religiosos deles como legítimos representantes do Verbo Divino na Terra. Já me chamaram de mesquinho, como se o fato de eu não querer dar dinheiro às congregações fosse o motivo de eu não gostar de pastores.

Na verdade, não é nada disso. Se as pessoas dão dinheiros, presentes, imóveis, cartões de banco (acompanhados da senha ou não), o problema é de quem dá, e não de quem recebe. Nenhum pastor pode ser chamado de ladrão porque recebeu uma oferta de um fiel: dá quem quer, aceita quem achar conveniente!

Meu problema com os pastores (e padres, e seja lá o que for, inclusive o Pancho I) nem é o fato de eles terem discursos discriminatórios e que incitem o ódio e o preconceito, nem pelo fato de considerarem a mulher um ser inferior. Afinal, isso está tudo na Bíblia. O problema é que eles escolhem os trechos da Bíblia aos quais vão ser fieis, e ignoram totalmente outros, o que me faz ter certeza que todos irão para o inferno tanto quanto eu (que azar). É uma questão de, numa palavra, incoerência.

Abaixo, cito seis de muitos motivos pelos quais nenhum pastor evangélico me representa, e pela sua fama e projeção nacional vou usar à guisa de exemplo as atitudes de gente como o Silas Malafaia, o Marco Feliciano, o R. R. Soares e outros.

Com o fito de provar que meu ponto de vista é coerente com a Bíblia (o que a atitude dos líderes religiosos não é) vou começar cada sessão citando o trecho da Bíblia que me legitimiza, com o link para o site Bíblia Online, para que qualquer um possa ler com seus próprios olhos que a terra há de comer o que eu cito.

As incoerências

Sacrifícios de Sangue

1. E chamou o SENHOR a Moisés, e falou com ele da tenda da congregação, dizendo:
2. Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando algum de vós oferecer oferta ao SENHOR, oferecerá a sua oferta de gado, isto é, de gado vacum e de ovelha. (…)
5. Depois degolará o bezerro perante o SENHOR; e os filhos de Arão, os sacerdotes, oferecerão o sangue, e espargirão o sangue em redor sobre o altar que está diante da porta da tenda da congregação.
6. Então esfolará o holocausto, e o partirá nos seus pedaços. (…)
(Levítico 1:1-17)

Gente, cadê derramamento de sangue no Fala Que Eu Te Escuto? Cadê imolação de bezerro na posse do papa? Cadê Silas Malafaia degolando bezerros em seu programa diário?

O único sangue possível no caso do Silas é o dos ouvidos de quem fica escutando ele gritar que vai FERRAR com qualquer um que não faça ou diga o que ele quer.

Veganismo

17. Estatuto perpétuo é pelas vossas gerações, em todas as vossas habitações: nenhuma gordura nem sangue algum comereis.
(Levítico 3:17)

Será que precisa ser mais claro do que isso? Eu nunca, veja bem, nunca na vida vi um pastor ou padre desses dizendo que os fieis devem seguir o seu exemplo e ser vegetarianos, porque a Bíblia veta o consumo de gordura e de sangue!

Ou seja, para ser uma pessoa abençoada, segundo o que está escrito, a pessoa só pode se alimentar de vegetais. Nem de insetos e vermes, porque mesmo não tendo gordura nem sangue eles são abominação!

Todo o inseto que voa, que anda sobre quatro pés, será para vós uma abominação.
(Levítico 11:20)

 Tolerância com açougueiros e abatedouros

3. Qualquer homem da casa de Israel que degolar boi, ou cordeiro, ou cabra, no arraial, ou quem os degolar fora do arraial,
4. E não os trouxer à porta da tenda da congregação, para oferecer oferta ao SENHOR diante do tabernáculo do SENHOR, a esse homem será imputado o sangue; derramou sangue; por isso será extirpado do seu povo;
(Levítico 17:3-4)

Já falei acima — ou melhor, transcrevi o que fala a Bíblia — sobre a necessidade de se ser vegano. Isso por si só já seria motivo mais do que suficiente para se iniciar uma guerra santa contra açougues, abatedouros, e toda sorte de estabelecimentos que favorecem a imundície e a iniquidade.

Mas as sagradas escrituras têm também um trecho falando especificamente sobre o crime contra Deus que é se matar um animal que não seja para agradar ao SENHOR com seu perfume suave, de suas carnes e entranhas queimando logo após a degola, momento em que seu sangue é espirrado por todo o altar de sacrifícios.

Cadê perseguição aos açougueiros, cadê?

Cabelo cortado e barba raspada

Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificareis as extremidades da tua barba.
(Levítico 19:27)

Essa é uma das incoerências mais imperdoáveis que eu vejo num líder religioso. Todos eles cortam cabelo, raspam a barba, muitos chegam a delinear sobrancelha e a fazer chapinha para alisar o pixaim.

Ou os pastores, padres e quejandos deixam de cortar o cabelo e adotam um visual mais Inri Cristo, ou jamais terão envergadura moral suficiente para se dizerem ungidos!

Se bem que, olhando melhor, a barba do Inri Cristo também é aparada! Quanta iniquidade e imundície!

Escravos

E quanto a teu escravo ou a tua escrava que tiveres, serão das nações que estão ao redor de vós; deles comprareis escravos e escravas.
(Levítico 25:44)

E se um homem vender sua filha para ser serva, ela não sairá como saem os servos.
(Êxodo 21:7)

Gente, na boa… Como acreditar em homens de Deus que não têm escravos comprados no Paraguai (espero que não sejam da China, porque a China não é nação vizinha), no Uruguai, no Rio Grande do Sul? E que homens de Deus são esses que não vendem suas filhas como escravas nas nações vizinhas?

Abre parênteses. Me bateu uma dúvida: se um homem de Deus vender sua filha no Paraguai, e outro homem de Deus for lá e quiser comprá-la, essa escrava será considerada de uma nação vizinha ou não? Fecha parênteses.

A pá

E entre as tuas armas terás uma pá; e será que, quando estiveres assentado, fora, então com ela cavarás e, virando-te, cobrirás o que defecaste.
(Deuteronômio 23:13)

Gente, qual é o dito homem de Deus desses que aparece na televisão que carrega uma pá para enterrar o próprio número dois? Qual, me digam!

Conclusão

Eu não tenho nenhum problema em aceitar pastores e líderes religiosos com discursos homofóbicos ou de misoginia, contanto que eles sigam à risca, liderando pelo exemplo, tudo o que está escrito na Bíblia.

Se os trechos da Bíblia que condenam a prática homossexual são considerados até hoje, o trecho que manda o sujeito cagar e enterrar com sua própria pá também tem que ser considerado. Se é pra desconsiderar os trechos que falam do comércio de escravos porque o mundo evoluiu, então também há que se desconsiderar o que condena o amor entre duas pessoas do mesmo sexo pelo mesmo motivo: o mundo evoluiu!

É isso. Ou os religiosos aprendem a agir com coerência, ou serão, apenas, motivo de piada, gostem eles ou não.

Newsletter

Gostou deste conteúdo? Informe seu email e receba gratuitamente todos os novos posts na sua caixa de entrada (será necessário confirmar a inscrição em seguida, verifique sua caixa postal).

Deixe seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.