#365Posts – Bruce Springsteen “mitando” em show em Sampa

Dia 19 de setembro de 2013, show do Bruce Springsteen em São Paulo: ele poderia ter sido apenas o astro a que todos estamos acostumados, e dado um concerto genial como ele sempre faz.

Mas ele foi além. (Se o vídeo abaixo não aparecer assista diretamente no Vimeo.)

Ao levar para o palco a Sociedade Alternativa, Bruce Springsteen mostrou que, além de tudo o que já sabíamos dele, conhece seu público bem o suficiente para explorar particularidades capazes de fazer a galera entrar em êxtase, numa experiência quase mística (ou nem quase, mas sim totalmente — só quem estava lá para saber, eu só de ver o vídeo me arrepiei).

Raul Seixas e a Sociedade Alternativa

Em todo show sempre tem alguém que grita “toca Raul”, o que no mínimo mostra a importância de Raul Seixas na cena musical brasileira (ainda hoje, tantos anos depois de sua morte).

“Sociedade Alternativa” foi composta em parceria com Paulo Coelho (informação tirada da minha cachola, carece de confirmação), e mostra a influência que ambos sofriam, no início da década de 1970, de Aleister Crowley, e sua Lei de Thelema: “faze o que tu queres, pois há de ser tudo da lei”.

Na verdade, a música não diz que “há de ser”, mas sim que é tudo da lei.

A meu turno, acho que há um erro meio crasso de tradução, pois no original em Inglês, segundo minha memória, está escrito:

Do what thou wilt shall be the whole of the Law.

Ou seja: faze o que tu queres há de ser o todo da lei.

A mim parece que há uma diferença gritante entre “é tudo da lei” (ou “há de ser tudo da lei”) e “há de ser o todo da lei”.

De qualquer forma, já faz muito tempo que me desinteressei por ocultismo e coisas do astral. Agora só o que me interessa é a verdade. E nada mais verdadeiro que Bruce Springsteen veio ao Brasil preparado para cantar, encantar e exceder as melhores expectativas que os fãs pudessem ter de seu concerto.

Newsletter

Gostou deste conteúdo? Informe seu email e receba gratuitamente todos os novos posts na sua caixa de entrada (será necessário confirmar a inscrição em seguida, verifique sua caixa postal).

Deixe seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.