#365Posts – 10 Coisas que todo homem com mais de 30 anos deveria ter

Você deve conhecer o BuzzFeed. Já deve ter pelo menos visto alguma página deles, principalmente se você frequenta as redes sociais. Seu conteúdo, tradicionalmente, é baseado em listas representando aspectos da “cultura pop”. Recentemente eles resolveram — de olho no tráfego de Internet brasileiro — começar a produzir conteúdo em Português. Não sei ao certo se “produzir” é o melhor termo, talvez eles tenham começado apenas a traduzir com alguma máquina de tradução seus posts mais tradicionais.

Pois foi justamente aí que o site começou a virar uma merda, porque o conteúdo em Português é, em geral, muito ruim. Hoje eu vi no Feice uma lista tenebrosa de “40 Coisas que todo homem com mais de 30 anos que deveria possuir” (é este mesmo o título do post). É uma das coisas mais nojentas de tão superficiais e idiotas que já vi na vida.

Resolvi criar a minha própria lista, com itens que acho mais apropriados. Como não sou um babaca qualquer que ganha para escrever merda, e quanto mais palavras tiver a merda maior o salário, a minha listinha vai ter apenas dez itens.

1. Vergonha na cara

É inadmissível que um homem com mais de 30 anos de idade careça de uma característica tão essencial como a vergonha na cara.

Ter vergonha na cara é ter brio, um sentimento de dignidade própria que impede o sujeito de fazer coisas “desavergonhadas”, como desrespeitar as leis, apropriar-se de bens alheios, etc.

Na verdade, é uma característica para ser cultivada desde a mais tenra idade, até o último suspiro, por homens e mulheres de toda parte.

2. Honestidade

Na mesma levada da vergonha na cara, nenhum homem com mais de 30 anos de idade (na verdade, nenhuma pessoa, não importam os anos vividos) deveria prescindir da honestidade, esta virtude que faz com que pessoas não enganem umas às outras, nem a si mesmas.

3. Capacidade de sustentar-se honestamente

Em minha nada modesta opinião, um homem saudável de 30 anos de idade tem obrigação moral de suprir financeiramente todas suas necessidades. Não importa o que a pessoa faça, desde que seja honesto, nem o quanto ela ganha: se for pouco, o sujeito tem que saber baixar seu padrão de consumo, para que suas necessidades fiquem adequadas à sua capacidade.

4. Cozinhar sua própria comida e limpar sua própria casa

Mesmo que o cara possa pagar para que alguém faça estes serviços por ele, ou que tenha um acordo que preveja que sua esposa fará isso sozinha feito escrava, é sua obrigação saber preparar seu próprio alimento, arrumar a cama, e manter a casa limpa. Principalmente se já tiver filhos, pois as crianças aprendem com o exemplo muito mais do que com o discurso.

5. Responsabilidade

É impensável que um homem de 30 anos de idade ou mais seja irresponsável. Ponto.

6. Liberdade de pensamento

Aos 30 anos de idade homem nenhum (ou mulher alguma) tem desculpa para abrir mão de sua liberdade de pensamento.

E liberdade de pensamento, quero dizer, é realmente pensar nas coisas, e não apenas repetir conceitos velhos e irracionais por pura preguiça de raciocinar, de imaginar-se na situação das outras pessoas, de exercitar a lógica.

7. Cultura

A ignorância é uma característica comum a todos os seres  em sua origem. Só que aos seres humanos é dada a oportunidade que outras espécies não têm, de superar esta condição primitiva (tive uma gata, coitadinha, que morreu de velha sem conseguir se alfabetizar).

Ninguém é obrigado a gostar do que quer que seja, mas até para poder dizer com honestidade que não gosta de algo o sujeito tem que conhecer o assunto.

E “falta de tempo” não é desculpa, pois para adquirir cultura só é necessário boa vontade, haja vista a oferta incomparável de fontes de conhecimento e cultura hoje disponíveis para as pessoas.

8. Respeito

Se os pais não ensinaram a pessoa a ter respeito pelas outras, pela sociedade, pelas culturas, por tudo que há no mundo em que ela vive, aos 30 anos o sujeito já tem que ter feito valer a vida que teve, e aprendido a respeitar por força do amadurecimento que todo ser humano não retardado deve ter.

9. Ambição

Ambição é o oposto de acomodação. Um homem de 30 anos de idade tem que ter ambições materiais, culturais, filosóficas, morais.

Um homem de 30 anos que achar que já sabe de tudo, já tem tudo, já realizou tudo, está numa situação pior do que se estivesse morto. Os mortos, pelo menos, não respiram o oxigênio que poderia ser de uma outra pessoa.

10. Humildade

Todo mundo fede se não tomar banho, quando morrer vai virar comida de tapuru do mesmo jeito. Então, um homem de 30 anos de idade tem a obrigação de estar consciente de que não é melhor que ninguém (nem pior, logicamente).

Mais itens na lista

A lista só tem 10 itens porque não tenho disposição nem disponibilidade para ampliá-la.

Eu gostaria de saber o que, em sua opinião, eu deixei de adicionar à lista de coisas indispensáveis a um homem de trinta anos de idade. Os comentários são seus.

Newsletter

Gostou deste conteúdo? Informe seu email e receba gratuitamente todos os novos posts na sua caixa de entrada (será necessário confirmar a inscrição em seguida, verifique sua caixa postal).

1 comentário
  • lufreitas Responder

    Acho que se o ser humano conseguir estes 10 antes dos 30 já tá lindo de viver. A gente até teria mais fé na tal humanidade… hehehe

Deixe seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.