Como Evitar que Seus Dados Sejam Usados no Treinamento da IA do X/Twitter

Leia usando aquela voz que narra todos os vídeos sensacionalistas que você vê na Internet: “o segredo que Elon Musk não quer que você saiba!”

Talvez você não saiba, mas a X (antiga Twitter) também tem uma IA — chamada Grok — que como toda “big tech” usa os seus usuários como mercadoria ou moeda de troca.

Recentemente expliquei aqui como impedir a Meta de usar seus dados para treinar sua IA, o que acabou por tornar-se desnecessário porque a empresa resolveu excluir o Brasil do programa de treinamento da IA (leia-se: resolveu não usar o conteúdo dos usuários para fazer sabe-se lá o que com a informação).

Você pode fazer uma configuração semelhante para o ex-Twitter, caso queira pedir para seus dados não serem usados para esse fim (embora eu ache que isso não faça diferença, pois não confio em bilionários nem em apoiadores do Donald Trump).

Passo a Passo para Bloquear o Uso de Seus Dados

1. Acesse o Twitter pela web

O procedimento de opt-out do treinamento da IA não pode ser feito pelo aplicativo, apenas acessando o site do X.

2. Acesse “Configurações e privacidade”

No menu lateral, acesse “Configurações e privacidade.”

Eu precisei acessar “Mais…” para só então ter acesso à opção.

3. Localize a configuração Grok em Privacidade e segurança

A opção que permite solicitar ao X que não use seus dados para treinamento da IA fica num lugar meio obscuro das configurações. Se a pessoa não souber que Grok é o nome da IA do bilionário, sequer vai atinar para que serve a configuração.

4. Desmarque a autorização de uso dos dados

Certifique-se que a caixa relativa à autorização de uso dos dados para treinamento do Grok esteja desmarcada (o padrão é que o uso dos dados seja autorizado, mesmo que o usuário nem saiba disso).

Conclusão

Optar por não permitir que seus dados sejam usados no treinamento da IA da X é um direito garantido pela LGPD. Seguindo os passos acima, você pode proteger sua privacidade e controlar como suas informações são utilizadas — a não ser que a empresa não honre a configuração que ela mesma oferece. Se tiver dúvidas ou precisar de mais ajuda, consulte a seção de ajuda da X ou entre em contato com o suporte das redes sociais.

(A ilustração desse “post” foi gerada por inteligência artificial.)

Newsletter

Gostou deste conteúdo? Informe seu email e receba gratuitamente todos os novos posts na sua caixa de entrada (será necessário confirmar a inscrição em seguida, verifique sua caixa postal).

1 comentário
  • Fernanda Rodrigues Responder

    Achei interessante esta informação. Não sabia disso.

    Obrigada por compartilhar 🙂

Deixe seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.