tesoura, lápis e régua sobre um caderno

Como facilmente redimensionar imagens no Mac OS X

Quando se tem um blog, de modo a tornar a leitura dos posts um pouco mais agradável, é comum querermos inserir imagens.

Entretanto, é comum que as imagens que venhamos a encontrar em nossas buscas sejam muito maiores do que o tamanho que realmente queremos que elas tenham.

Quem usa WordPress pode se valer da própria ferramenta de upload de imagens para fazer alguma edição básica (espelhar, girar, recortar, redimensionar), mas caso você esteja usando as imagens do DreamsTime, por exemplo (gratuitas — ou pagas — e de alta qualidade, em grande variedade), sempre terá arquivos gigantes, com 2MB, 3MB ou até maiores, em dimensões adequadas para diversos tipos de trabalho, mas grandes demais para utilizar na web.

Se você tem um Mac não precisa de nada além da linha de comando para facilmente redimensionar imagens. Sem precisar abrir programas complexos ou pesados, sem precisar de interface de usuário, nada disso: um comandinho e pronto. E este comandinho se chama sips.

A utilização mais comum para o sips é redimensionar imagens definindo a nova largura destas, e o programa automaticamente calcula a altura, de forma a não distorcer a imagem final.

Para utilizar o sips você deve abrir um programa de Terminal (o meu favorito é o iTerm), “navegar” até o local onde as imagens estão salvas, e executar o comando sips --resampleWidth 999 imagem.jpg, sendo que em vez de 999 você vai indicar a largura que deseja para a nova imagem.

Um exemplo prático: sempre salvo minhas imagens (as originais) no diretório de Downloads do Mac OS X (Transferências, para quem usa o OS X em Português), e as redimensiono para 600px de largura.

cd Downloads
sips --resampleWidth 600 imagem.jpg

Pronto, em um segundo minha imagem original será substituída por uma versão dela mesma com apenas 600px de largura, plenamente adequada ao leiaute do meu blog.

Newsletter

Gostou deste conteúdo? Informe seu email e receba gratuitamente todos os novos posts na sua caixa de entrada (será necessário confirmar a inscrição em seguida, verifique sua caixa postal).

Deixe seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.