Durma melhor com uma máquina de ruido branco
Desde que mudei para o Rio de Janeiro tenho sofrido com um efeito bem chato, para dizer o mínimo: meu sono anda prejudicado devido ao ruido externo a que me vejo submetido: moro numa rua que sempre tem bastante trânsito, num andar baixo, na frente do prédio, e o apartamento não é nenhum primor em termos de isolamento acústico.
Quando eu era estudante de eletrônica era comum aparecerem esquemas de dispositivos teoricamente capazes de captar o ruido ambiente e gerar quase instantaneamente um som de volume e frequência equivalentes, mas com as “fases” invertidas; isso teria o efeito de anular o ruido exterior, criando silêncio em um dado ambiente.
De fato, essa história toda sempre me pareceu chiste de primeiro de abril.
Entretanto andei pesquisando um pouco sobre o assunto, e descobri que não é bem assim que a banda toca, mas que — sim! — já se inventaram aparelhos que produzem ruido branco que se sobrepõe ao ruido exterior, e por suas características não atrapalha, pelo contrário: favorece, o sono, o relaxamento, a concentração, etc.
Ruido branco é como se chama o som produzido pela combinação de todas as frequências simultaneamente, e os antigos televisores produziam ruido branco quando sintonizados em alguma frequência onde só captassem estática. Saiba mais na Wikipedia.
Na noite passada eu me dei conta que o fato de eu dormir com o condicionador de ar ligado todas as noites não tem tanto a ver com a temperatura (às vezes preciso até recorrer a um lençol para me cobrir, quando durmo sozinho). Em vez disso, aquele barulhinho constante que ele faz é que acaba abafando um pouco o banzé da rua, criando uma noite mais confortável.
Bem, se existem aparelhos que gerem ruido branco, fazer isso usando um computador é a maior moleza. E felizmente computadores não me faltam, o que significa que não teria de comprar nenhum aparelho com altas chances de ser um mero embuste.
Fui para o amansa burro da Internet, pesquisei por “white noise” e o resultado foi uma porção de sites falando sobre o assunto, e um especialmente bacana e útil: o Simply Noise.
Atualização: Experimente também o Rainy Mood, é ótimo.
Imediatamente o site já apresenta um painel de controle com um volume deslizante e três botões coloridos, indicando a “cor” do ruido a ser gerado: branco, rosa ou cinza. Já é o suficiente para quem quer brincar com ruido branco no computador.
Mais adiante na página há as opções pagas, e o download gratuito de um MP3 de sessenta minutos com o ruido branco combinado com sons da natureza, em dia de tempestade. Botei para tocar e finalmente consegui experimentar a sensação de relaxamento e concentração que eu buscava fazia o maior tempão mas ainda não tinha conseguido.
Meu próximo passo é montar um sistema de som com duas caixinhas acústicas acima da cabeceira da cama para poder desfrutar ainda mais desse benefício.