MacOS: accountsd consumindo 450% de CPU

“Omessa, Apple!” — pensei eu ao ponderar que não tem nem três meses que [minicta url=’https://amzn.to/3iuQ51M’]comprei um Mac novo,[/minicta] que custou (está custando, ainda nem está totalmente pago) uma nota grossa, com CPU, SSD e RAM de sobra para eu não ter mais os problemas que o Hackintosh vinha me causando.

Meu computador estava lento à beça, os coolers de resfriamento pareciam que o fariam decolar da mesa, mesmo com todos os meus programas fechados.

Abri o Monitor de Atividades e constatei que o processo accountsd (pertencente ao sistema) estava consumindo 450% de CPU, com picos de até 600%.

Uma breve explicação para quem não é muito íntimo de como os sistemas Unix contabilizam o uso de CPU: meu computador tem um [minicta url=’https://amzn.to/34p9ewW’]processador i7[/minicta] com três núcleos e seis threads, perfazendo seis “processadores” ao todo; como cada um deles pode ser ocupado individualmente em até 100%, a soma do uso de CPU de todos os processos pode chegar a 600%.

Fui ao Google pesquisar e encontrei um monte de dicas inúteis apesar de bem intencionadas:

  • apagar os diretórios existentes em ~/Library/Keychains e reiniciar a máquina;
  • excluir as contas de usuário do sistema;
  • sair da minha conta Apple e retornar;
  • desativar o Spotlight;
  • resetar PRAM e SMC do Mac.

Nada disso deu certo, só aumentando minha frustração, pois além de o accountsd continuar consumindo muito processamento, eu ainda tive de refazer login em todas as minhas contas que até então estavam funcionando lindamente.

Então resolvi experimentar uma coisa aleatória qualquer e, em vez de reiniciar o Mac, escolhi encerrar a sessão do usuário. Saí, digitei a senha para voltar e alegria! O problema do uso excessivo de CPU pelo accountsd estava resolvido!

Se acontecer com você também, não perca tempo tentando soluções difíceis. Pode ser que a mais fácil de todas seja, assim como foi para mim, a solução certa para você também.

Newsletter

Gostou deste conteúdo? Informe seu email e receba gratuitamente todos os novos posts na sua caixa de entrada (será necessário confirmar a inscrição em seguida, verifique sua caixa postal).

Deixe seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.