Os Intocáveis da Índia
Começou uma nova novela na Globo, Caminho das Índias, e como é hábito da emissora em ocasiões de estreia fazem muita propaganda e promoção em favor da nova produção (chega a ser chato).
Foi assim, assistindo aos teasers durante a programação, que descobri que o ator Márcio Garcia faz papel de um indiano que se apaixona pela personagem da atriz Juliana Paes, mas o romance não pode se criar porque ele é um intocável.
Burrinho do jeito que sou, logo pensei que se tratasse de o Eliott Ness andar perseguindo o pobre personagem de Garcia. Logo mudei de ideia e pensei que ele fosse alguma espécie de homem-santo, por isso fosse chamado de intocável. Contudo, ao ouvir os personagens falando que o sujeito era um dalit (cuja pronúncia lembra o nome de uma amiga minha, a Dálete), julguei que seria um bom momento para entender melhor essa parada toda.
Na Índia — e em outras nações Hindus, como o Nepal — existe um importante sistema de divisão social, chamado Sistema de Castas. Integrantes de uma casta não se relacionam com integrantes de outra, e a casta mais baixa é justamente a dos dalits, que são considerados impuros, a ponto de que tocá-los desgraça qualquer um.
Normalmente, um dalit tem seu destino definido quando nasce: passar o resto da vida como miserável, trabalhando para enriquecer os outros.
Mas nem sempre tem que ser assim.

Longe de mim julgar, principalmente algo que não entendo (como o sistema de castas), mas a história de um dalit chamado Hari Pippal, que aos 16 anos teve de abandonar os estudos para tomar conta da família, e hoje é milionário e respeitado, me faz crer cada vez mais que somos fruto de nossas escolhas, e a importância do meio é muito menor do que se pensa.
Agora, interessante mesmo é notar que embora constitucionalmente a discriminação por castas seja proibida na Índia (se não me engano, desde 1947), os dalits continuam sendo discriminados, e as castas continuam sendo endogâmicas (os casamentos só ocorrem entre indivíduos da mesma casta). O que mostra que ninguém muda a cultura de um povo por decreto.
Não vou chover no molhado reescrevendo o que já está escrito. Assim, vou sugerir a leitura deste artigo na Wikipedia, para entender o sistema de castas; este texto no Estado de São Paulo e este outro em Inglês, que parece ser o original de onde o pessoal do jornal traduziu para criar sua matéria para conhecer melhor a história do dalit bem-sucedido, Hari Pippal.