Prepare-se para as mordaças

Se você não é crítico da necropolítica do apedeuta, nem perca tempo lendo esse post, pois ele não é sobre ou para você. Volte para seu discurso de ódio, seu deleite com a destruição e a perseguição aos que apreciam a civilidade e seja feliz.

Já para nós, que estamos do lado certo da história, tempos sombrios se aproximam. Os insetos rasteiros não se contentam em estar no poder, eles também querem calar nossas vozes e se possível anular nossa existência, como todo mundo já sabe.

Se você costuma fazer críticas aos atos do governo nas redes sociais, em seu blog, ou em qualquer outro meio, prepare-se para receber cartinhas intimidadoras de advogados representando os alvos de suas críticas. Serão exigências de remoção de conteúdo online (principalmente, mas não só), de retratações públicas, com o objetivo de “limpar” a imagem da récuva.

A maioria de nós não tem estrutura financeira, psicológica ou mesmo logística para enfrentar o estresse de um processo judicial, por mais injusto e absurdo que seja, por mais que exista a certeza prévia de que nenhum juiz nos consideraria culpado. Eu, particularmente, apesar de todos os meus privilégios sociais, não consigo nem pensar na possibilidade.

Esta já está sendo a estratégia deles. Já tem gente recebendo notificações extra-judiciais (logo, totalmente sem valor) de pessoas ligadas às tetas da milícia. O objetivo não é nem arrancar dinheiro da gente — isso eles fazem indiretamente em quantidades absurdas, meios não lhes faltam — mas sim fazer com que o medo abafe nossas vozes.

Não sei como lidar com isso. Não tenho o otimismo de pensar “encara que ali na frente o juiz te absolve”. E só tem uma coisa menor que a minha vontade de enfrentar processos judiciais, mesmo os impossivelmente justos: a simpatia por quem se elege explorando deliberadamente o ódio da população.

Newsletter

Gostou deste conteúdo? Informe seu email e receba gratuitamente todos os novos posts na sua caixa de entrada (será necessário confirmar a inscrição em seguida, verifique sua caixa postal).

Deixe seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.