Transforme seus web-apps em “nativos” com o Nativefier

Entre minhas muitas atividades está administrar minha empresa de hospedagem de sites. Esta tarefa requer alguns sistemas escritos “em casa” para resolver problemas específicos da empresa.

Desde a análise inicial dos requisitos até o desenvolvimento e a finalização (que nunca chega) os sistemas foram pensados e escritos para funcionar na Internet, com interface web e com APIs para intercâmbio de dados com outras plataformas: desde captar dados de telemetria dos servidores dos clientes até a emissão das notas fiscais eletrônicas, e disponibilização de dados em tempo real para o escritório de contabilidade.

Sistema de Fluxo de Caixa “nativo”

Assim, os sistemas, naturalmente, sempre foram executados em abas de meu navegador favorito, o que acaba por gerar alguns dissabores no decorrer do dia: é navegador que trava, é memória RAM que acaba, é aba que se perde entre as dezenas que estão abertas…

Para resolver isso, eu antigamente usava o Fluid.App: você informa ao programa a URL do site que quer transformar em aplicativo para o Mac e ele gera um app que na verdade é um navegador encapsulado, sem menus complicados, nem barras de ferramentas, nada que não seja, simplesmente, o site rodando em um navegador totalmente isolado do que a pessoa usa para, efetivamente, navegar na Internet.

Porém, não sei por quê, o Fluid nunca gerou resultados satisfatórios para mim. O aplicativo gerado acabava travando, não reconhecendo senhas, perdendo cookies, e outros problemas provavelmente menores, já que não lembro deles para poder listar.

Fiz uma extensa pesquisa e encontrei diversas ferramentas capazes de encapsular uma página web em um navegador dedicado, o que — na prática — tem o mesmo efeito de “converter” a página em um aplicativo do sistema operacional. A maioria, se não a totalidade delas, empacota a página num visualizador de web utilizando o framework Electron.js para gerar a aplicação “nativa”.

No fim, acabei encantando-me com a proposta do Nativefier: um aplicativo de linha de comando que recebe como parâmetro o endereço da página que se deseja converter em programa nativo. Ele se vira nos trinta e desenrola até mesmo o ícone do programa, a partir do favicon da página.

Eu uso Mac, mas o Nativefier pode ser utilizado para gerar apps nativos para Windows e Linux também. Ainda não confirmei, porque não tenho um Mac de última geração, mas tudo indica que ele gere também aplicativos universais compatíveis com o processador M1 da Apple, já que essa é uma característica do Electron.

Simples, rápido, gratuito, e faz uma coisa bem feita: como deve ser.

Pedro Pascal é O Mandaloriano na série do Disney+.

Newsletter

Gostou deste conteúdo? Informe seu email e receba gratuitamente todos os novos posts na sua caixa de entrada (será necessário confirmar a inscrição em seguida, verifique sua caixa postal).

Deixe seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.