Vem aí o Google Health

Já é lugar comum a expressão “a Google vai dominar o mundo”. São populares as projeções e previsões que indicam que a gigante empresa que tem como seu principal ativo a informação nas próximas décadas vai alcançar níveis extremos de poder econômico e de influência política.

Como qualquer empresa do porte e da abrangência da Google, Microsoft, e outras, que têm influência direta na vida das pessoas, há quem as ame, e há quem as odeie. Estes últimos podem começar a ficar de cabelo em pé se realmente se concretizar esta hipótese de um serviço Google que seja um grande banco de dados de fichas de saúde de pessoas ao redor do mundo.

É claro que o interesse da empresa não é para facilitar a vida de ninguém. Este pode ser o “argumento de venda”, mas não a real motivação. É fato que o mercado de TI relacionado à área médica é de ferozes 31 bilhões de dólares, e é nessa grana que eles estão de olho.

Adam Bosworth, um dos altos executivos da Google, diz:

Every ill person needs a “health URL,” an online meeting place where their caregivers, with express permission from the ill person, can come together, pass on notes to each other, review each others’ notes, look at the medical data, and suggest courses of action.

Numa tradução livre: todo doente precisa de uma “URL de saúde”, um ponto de encontro online onde aqueles que lhe prestam assitência, com permissão expressa do doente, possam se encontrar, trocar anotações, rever as anotações uns dos outros, conferir dados médicos, e sugerir cursos de ação.

Ou seja, assim como já detém a informação do que nós procuramos na Internet (Google Search), do que nós lemos (AdSense e Google Reader), de com quem nos comunicamos (Google Talk e Google Mail), além de outros serviços, agora corremos o risco de termos nossa vida médica cair todinha nos bancos de dados do Google.

O pior disso tudo é que provavelmente vai ser um serviço tão bom e tão simples, que as pessoas não vão resistir a usar, e vão dar sua expressa permissão para o que for, sem nem ao menos ler os termos de serviço. Não é assim que funciona sempre?

Para saber mais: Google scary now? Personal Health Records, sponsored by Google, next

Newsletter

Gostou deste conteúdo? Informe seu email e receba gratuitamente todos os novos posts na sua caixa de entrada (será necessário confirmar a inscrição em seguida, verifique sua caixa postal).

Deixe seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.